Skip to content

Dossiê J:Na vida nada se cria, tudo se plagia XP – Koda Kumi#1 X Ayumi Hamasaki#1

fevereiro 7, 2010

Olá queridos leitores, sentiram falta de mim? ^^

Então, desde o último post, estive entediado procurando o próximo tema para o Dossiê J, aí decidi olhar os pedidos e ver se alguns artistas estão sempre sendo pedidos, então esse será um collab sujo das duas grandes divas do J-pop atual. Então estejam preparados, porque ele já está.

  1. OBS:Post pesado com muitos Gifs
  1. OBS: Se você é um fanboy chato não veja o post e não enche o saco XP

Só uma dica: Quando forem fazer sugestões, não peçam dossiês de carreiras de artistas que tem mais de 40 singles porque é TENSO decidir por onde começar, fora que o post seria imenso e eu demoria tanto fazendo o post que até Oscar Niemayer já estaria morto até eu terminar. Logo decidi escolher apenas dois m0mentos singulares da Jmusic que de alguma forma se complementam, que são o 42º single da Ayumi Hamasaki , “talkin’ 2 myself”, e o 46º single da Koda Kumi, “Can We Go Back”.

Eu poderia aproveitar que estou falando delas e perder todo meu timeline escrevendo sobre os prêmios e moral da Ayu ou sobre os peitos e a bunda da Koda Kumi, mas é óbvio que é melhor guardar essas partes pra outras oportunidades. Acho que é meio dispensável o conteúdo desse post então só fazendo um overall, o single da Ayu vendeu 70 mil na primeira semana e 100 mil no total, enquanto o da Koda vendeu 30 mil na primeira semana e se chegou no 50 mil já é ótimo. Ambos tiveram tie-ins aleatórios que não merecem ser comentados porque não consigo fazer piadas com eles.

Vamos direto ao assunto do post, que é pôr Koda e Ayu lado a lado numa luta suja , ordinária e plageadora.  Temos primeiro que explicar o que é plágio e um pouquinho sobre as duas e seus fãs.

Plágio

O plágio já tem um significado existente e estruturado segundo a wikipédia, MASS na minha opinião plágio se resume ao ato de copiar descaradamente ou implicitamente o conteúdo alheio com a intenção de se beneficiar lesando o produtor real do material que não ganha nada, absolutamente nada, com a exploração indevida do seu conteúdo, tudo em troca de benefícios como poder, moral e $$$$$.

Dentro do mundo musical o plágio é um problema recorrente. Em alguns casos a falta de originalidade e o oportunismo são suas causas, mas em outros ele é o resultado de pessoas que não tem nada pra fazer e ficam escutando trechos de músicas incessantemente pra achar aquela música parecida com aquela outra e etc, só pra fazer notícia e não dar em nada logo em seguida.

Pra quem não sabe ambas as cantoras citadas são da mesma gravadora, a avex trax (a Koda é da rhythm zone, sub-selo da avex), que é incontestavelmente a melhor gravadora do Japão para uma artista solo feminina, por ter diversos selos e investir em vários gêneros musicais, mas o trabalho feito com essas cantoras realmente chama muito mais atenção do ponto de vista comercial.

Como é de se esperar, a avex não é burra de colocar as duas fazendo lançamentos importantes na mesma semana. Afinal, isso provocaria uma concorrência entre as duas e ambas sairiam com vendas prejudicadas. Logo, por mais que por um tempo as duas fossem as artistas mais lucrativas do Jpop, a gravadora fazia questão de evitar qualquer tipo de incitação à disputa entre as duas, inclusive quando vão a programas de Tv juntas, elas demonstram bastante cordialidade entre si e quase sempre ficam próximas (não tô querendo dizer que as duas são BFF nem que são Bitches, mas aparentam se dar bem).

No entanto, por parte dos fãs é inevitável a comparação entre as duas, por mais que elas não tenham muito a ver em nada, os fãs de cantoras de Jpop costumam gostar de outras e é esse o ponto em que o post quer chegar, porque, querendo ou não, os fãs da Ayumi compartilham o mesmo nicho dos fãs da Koda. Em geral os fãs da Ayumi até gostam da Koda, mas a recíproca não é verdadeira, o que acaba levando a atritos e uma rivalidade entre as duas fanbases. (nada que seja relevante às cantoras, só alguns fãs que se implicam mesmo XP)

Como vocês devem saber, há pouquíssimo tempo atrás Koda lançou “Can we go back”, a foto de divulgação parecia fodástica e tudo indicava que Koda finalmente sairia da vala em que ela estava se metendo e faria um lançamento histórico que a faria voltar aos velhos tempos “pré-líquidos amnióticos” de vendas bombantes e músicas de vagaba, mas depois da chegada dos previews do PV houve uma grande discussão sobre o clipe de “Can we go back” e um suposto PLÁGIO de outra cantora. Só pra deixar claro, não estou me referindo a Kelly Clarkson que gravou essa música primeiro e cujos direitos estavam devidamente com a avex para se aproveitar da música, que por sinal é muito boa.

Koda sofreu algumas críticas pelo fato do clipe de “Can we go back” ser extremamente não-original, abusar de vários clichês e o pior ser um PLÁGIO do clipe de “talkin’ 2 myself” da outra diva Ayumi Hamasaki, causando um bafão estrondoso que me motivou a escrever todas essas inutilidades. Confiram abaixo os dois clipes para analisarmos mais a frente se houve ou não PLÁGIO.

Como não sou nenhum “entendido” em cantoras, não escutei toda a discografia delas, não sou fã a ponto de vender minha dignidade pra poder comprar seus cd’s quase que mensalmente e não me considero digno pra escrever sobre elas, convidei um especialista em “plágios-de-clipes-de-rockeiras-sujas” para comentar sobre o acontecimento, alguém que é muito conhecido do público. É com muita honra que vamos apresentar agora:

Eu: Olá Cascão, é muito bom ter você aqui pra comentar sobre o que aconteceu e esclarecer se foi PLÁGIO ou não, mas vamos direto ao assunto. Qual a sua opinião a respeito e o que é um clipe de rockeira suja?

Cascão: Muitos podem até estranhar eu escutar música japonesa, mas não resisto a esses clipes sujos, afinal não consigo ficar muito tempo longe de um lixo. Quanto aos clipes, vamos falar no final, porque na verdade existem várias coisas que chamam atenção num clipe de rockeira suja.

  • 1- Use como Cenários locais destruidos

Cascão: Nada melhor que um lugar imundo pro clipe, quanto mais sujeira melhor.

Não dá pra comparar, apesar do clipe da Ayumi usar menos cenários e ser usado de uma forma bem mais trabalhada, enquanto o da Koda usa mais, no entanto é cheio de cortes e nem dá pra notar os lugares.

  • 2- Deixe a cantora “suja”

Cascão: A cantora tem que ficar enlouquecidamente suja, essas manchas de lodo são muito sexys e fazem bem pra pele, tem as vitaminas D e E e ajudam a adubar o rosto por muito mais tempo. fikdik

Koda com certeza se sujou muito mais enquanto a Ayumi está linda , limpa e perfumada XP.

  • 3- Use preto e branco pra dar um ar mais sombrio

Cascão: Essas cores dão destaque a imundice e a porcalhada do clipe

Apesar disso no clipe de “Talkin’ 2 myself” foram usadas cenas em sépia ao invés de P&B, mas abstrai .

  • 4- Se mostre solidária com o próximo

Cascão: Não basta ficar na fossa, você tem que sentir pena de quem também está lá

Ayumi ficou só fazendo cara de pena pros filhos de pedreiros de país aleatório. Já a Koda foi até o chão buscar o bateirista enquanto fugiam do “nada” que esta destruindo “tudo” no clipe.

  • 5-Se rebele no refrão

Cascão: Aproveite o refrão e a música de Rock pra gritar que nem uma louca.

Momento “yo soy rebelde” do clipe, Ayumi faz expressões de revolta enquanto Koda chuta o balde e requebra na jaula.

  • 6-Cena de dança

Cascão: Depois de se jogar na lama o negócio é requebrar pra espalhar a lama por todos os lados

Destaque dos clipes que o fazem ficar grandiosos: enquanto Ayumi faz uma cena de 15 segundos, a Koda fez uma cena com mais de 1 minuto e coreografia com referências a movimentos da Monica Mattos a “Thriller” do Michael Jackson (porque é mais fácil chamar de homenagem do que de cópia).

  • 7-Se suje , se molhe, caia na lama

Cascão: Chegando no final do clipe pode se esfregar em qualquer lugar, agora a intenção não é só ficar imunda e sim ficar fedida com futúm de pedreiro. Eu particularmente admiro muito elas por se molharem desse jeito.

Mais uma vez Koda faz com mais intensidade aquilo que Ayumi já tinha feito.

  • 8 -Termine com estilo

Cascão: Depois de estarem todas lambuzadas tem que haver um final legal pra fechar o clipe.

Pra finalizar, o clipe de “talkin’ 2 myself” é bem mais Bam! e talz que o da Koda.

Eu: Pronto, muito obrigado pela ajuda, Cascão! Mas então, você acha que a K0da plagiou a Ayumi?

Cascão: Koda conseguiu ser tão original nesse clipe quanto o miojo que a minha mãe cozinha, foi PLÁGIO.

Eu: Muito obrigado por tudo, Cascão. Pra terminar que nota você daria pra sua participação de 0 a 10?

Cascão:

Como vocês podem concluir, existem sim referências entre os dois clipes assim como qualquer coisa que sai hoje, que faz referência a algo que veio antes, mas o que importa não é se há plágio e sim o barraco entre os fãs da Ayu e os da Koda.

Infelizmente não vou jogar aqui links ou prints pra vocês verem o que aconteceu, mas vou reproduzir parte do barraco usando Koda e Ayumi como intérpretes , enjoy:

Enfim, comentem senão eu endoideço assim ó: e não terei condições psico-mentais de postar novamente.

Até mais .

Anúncios
23 Comentários leave one →
  1. Laura permalink
    fevereiro 7, 2010 9:20 pm

    OHSAOSAOHSASAOSAOHSA adorei XD e cara, eu concordo que a Koda já foi muuuito melhor D: ela realmente deu uma boa caída comparado a antes….

    Já a Ayumi, eu até acho ela legalzinha e talz… mas não considero ela a última batata do saquinho como os japoneses G_G

  2. Daniel permalink
    fevereiro 7, 2010 9:25 pm

    EURIALTO OK

  3. Daniel permalink
    fevereiro 7, 2010 9:28 pm

    Eu acho que discutir se Koda plagiou Ayumi é tão… -q?
    No mundo do pop não tem muita coisa super original ao ponto de falar “você me plagiou meu bem”.

  4. Ota permalink
    fevereiro 7, 2010 9:43 pm

    só o Gif da Risa vale o post todo ❤ auhuahuahu

    plagio tem em todo lugar, não adianta xD uma hora ou outra ia acontecer

  5. fevereiro 7, 2010 10:02 pm

    De fato, os dois clipes são identicos, kkkk…
    Mas a Koda Kumi nem é das japonesas mais gostosas. A misono coitada, ainda sem silicone e toda carinha de quinze aninhos é mais gostosa que a Kumi. 8D

  6. Shilluba permalink
    fevereiro 7, 2010 10:34 pm

    Pra mim não tem maior plágio da Koda do que essa música do Back-On: http://www.youtube.com/watch?v=RSj3Q_3EdXk
    E aqui a dela: http://www.youtube.com/watch?v=-fkYni_dV2w
    Não sei se o som do violino é de algum outro lugar ou se é original do Back-on mesmo o_o

  7. sasukerk permalink
    fevereiro 8, 2010 2:22 am

    Muito bom o post ^^,alguns comentarios:

    Cascão seu noob, vc n reparou q no clipe da Koda o cenario esta destruido (devido ao um guerra possivelmente) já na Ayumi o cenario esta largado(tipo centro de São Paulo, coisa pobre).Outra coisas a koda esta presa no clipe(com roupa de balada eh LOGICO)já ayumi esta suja e n toma a banho anos(ps:no clipe no ta gente). Po cascão, mano, veiouu, como dia diabos vc eh solidario com alguem, sendo que vc soh ta assitindo ele a jogar um pelada ?? A koda pelo salva o maninho na guerra(1×0 pra Koda).

    Ps:a droga,o cascão n caiu 2 vez na msm piada.
    Ps2:n tem referencia porra nenhuma,um eh mo clipe depre e pa e outro eh um clipe com ar de revolução de Come back e pa,sem contar q koda ainda pega de roqueira a Ayumi no maximo paga de quem tenta dançar(2×0 pra koda q sabe cançar e canta e ao msm tempo)

  8. Titicolas permalink
    fevereiro 8, 2010 9:46 am

    Pior que ser fã boy achando qual o clipe é melhor é ter tempo pra fica comparando quem plagio quem… putz curti a música de boa e pronto, as duas músicas são fodas… Ta claro que uma ta homenagiando a guerreira Joanna Darc e a outra sei lá nem reparei muito, mas po pra que fica inventando esses trecos de plágio… analisando detalhe por detalhe do clipe? Aposto que você passa mais tempo comentando sobre o cabelo e o modo dos artistas se vestirem que ouvindo seus J-Pops favoritos. ;p

    • fevereiro 8, 2010 7:22 pm

      colega só pra deixar claro, o dossie j é um post de comédia em que eu brinco com algo que já aconteceu, não estou dando minha opinião limpa e sincera, existe um apelo pra soar engraçado

      eu não toh nem me importando se é plagio ou não, as duas músicas são fodas, mas eu me diverti muito com essa história de fãs se atacando que aconteceu de verdade(não fui eu que inventei isso) e eu só reproduzi aqui.

      quanto as críticas, nao fale mal de mim , é tudo culpa do cascão XP

      Acho que o pior é se ofender com algo que não tem nada a ver, vamos ser felizes e rir de tudo isso ^_^

  9. marcello permalink
    fevereiro 8, 2010 10:48 am

    ri litrus com isso, adorei a participação do cascão!! foi hilária e o quadrinho então, chorei de ri

  10. Daniel permalink
    fevereiro 8, 2010 12:05 pm

    ok, vamos dizer que a Ayumi Hamasaki foi a primeira cantora EVER a fazer um clipe como uma roqueira suja né? 🙂

  11. andore permalink
    fevereiro 8, 2010 1:46 pm

    euri e esse post é phoda como sempre!!!

    e mew.. gosto daos 2 pvs e das 2 musiks e nem ligo se parece ou naum com o outra \fikdik

  12. fevereiro 9, 2010 12:16 pm

    nossa dorei o dossie muito bom,ri pra caraca kkkkkk
    e sabe eu amo a ayu e tambem gosta da koda mais prefiro a ayu e tipo eu achei o clipe da ayu bem mais original si o assunto é rock vale lembrar que no talkin’ 2 myself não fica aparecendo alguem tocando guitarra como a maioria dos clipes de rock aparece e que no da koda aparece la a banda e talz,o que faz a ayu original
    concordo com o povo ayu é DIVAAAA

  13. fevereiro 9, 2010 12:45 pm

    POST hilário mais uma vez, parabéns heehe

    Realmente os clipes são bem parecidos, as duas músicas são boas e os clipes também são bem feitos.

    Parece que o Cascão conseguiu analisar bem a sujeira que envolve os dois clipes, as duas divas disputando quem é a mais suja xD

  14. ~eriika permalink
    fevereiro 9, 2010 5:36 pm

    Haha, morri de rir com isso!
    E o Cascão comentando pra ver quem consegue ser mais suja é hilário xD
    De qqr forma eu gosto das duas, e as dúas músicas são ótimas 🙂

  15. cokkie permalink
    fevereiro 11, 2010 5:51 pm

    AUHUAHAUHAU adoooooooooooooooooooooro esses posts XD adoro os fãs da Ayu e da Koda tb,pq eles são meio Márcia,né?!Mexeu com você.mexeu comigo xD me poupe

    Cantora pop que nunca fez um clipe de rockeira suja ou pelo menos rockeira-louca-levei-um-fora-do-meu-namorado não existe…vamos formar /o/então não sei pq do motivo da confusão.

    Mas eu meio q arrumei confusão no twitter tb então deixa quieto…quando é q vai ter um sobre a Koda e sua repentina mudança de personalidade… pós reconstrução da inocencia xD

  16. Lyn permalink
    fevereiro 11, 2010 8:52 pm

    DUHAUHDUAEHU euriu demais lendo isso -QQ
    ATOREI -N

  17. klefi permalink
    fevereiro 11, 2010 8:53 pm

    Tanto faz, Ayumi quanto a Koda Kumi . Então tanto faz, não gosto delas.

  18. fevereiro 11, 2010 9:27 pm

    Review de sujeira do Cascão FTW

    ri muito XD, e eu não sabia que “talkin’ 2 myself” tinha um clipe desses /noob

  19. Raphael R.Sabará permalink
    fevereiro 12, 2010 10:40 am

    Bem, por mim é Hamasaki = Koda(musicas ruins, sem letras e muito vazias…)

    Mas o Tópico é show de bola!! Parabéns Ryo!!

  20. março 1, 2010 5:26 am

    Gente perdoa a moda cascão ..até Yui já fez um clipe nesse estilo (” Love&Truth”)

  21. dezembro 17, 2010 3:27 pm

    Não preciso nem dizer que quem escreveu isso aí é super fã de Ayumi, mas ficar atacando a Koda e chamando de plagiadora é meio tosco, já que se lesse um pouco, saberia que Can We Go Back foi vendida simultaneamente p Koda e Kelly C, então n é uma copia propriamente dita.

    Os clipes são a mesma merda mesmo, mas não da nada. A Ayumi já foi boa, na epoca do I Am.

Trackbacks

  1. Dossiê J : É brega mas é bom, V6 #01 « Jstation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: