Skip to content

Artistas que debutaram em 2009

dezembro 27, 2009

Todos os anos, muitos novos artistas dão as caras no Japão, e 2009 não foi diferente, um ano muito movimentado, onde apareceram novos grupos e principalmente muitas outras cantoras solo. Artistas já conhecidas no cenário musical japonês como Mari Yaguchi e Ai Kago (ex-integrantes do Morning Musume) iniciaram suas carreiras solo este ano. Enfim, falarei um pouco de alguns destes artistas que debutaram em 2009 para aqueles que tiverem interesse em conhecê-los.

Ayaka Ikio é uma jovem modelo conhecida por aparecer em revistas de moda como “S Cawaii!” e “Shibuya Girls Collection”. Seu debut foi no dia 17 de janeiro com o mini-álbum “RE: ACID QUEEN”, ela lançou também outro mini-álbum em julho deste ano chamado “GOSSIP”, este que surpreedentemente ficou em primeiro lugar no iTunes dance music chart!

Suas músicas são bem no estilo Trance (música eletrônica), ela que não tem aquela imagem de garota kawaii e segue um estilo mais hardcore e madura. Algumas letras de suas músicas envolve certos palavrões como “fucking”, no caso da música “Mess Up My Body” do seu primeiro mini-álbum “RE: ACID QUEEN”. Confira a faixa “GET IT OUT” de seu segundo mini-álbum “GOSSIP”.


Watarirouka Hashiritai seria uma unit (sub-grupo) do famoso grupo feminino idol AKB48, e é formado pelas garotas do time B: Aika Oota, Haruka Nakagawa, Natsumi Hirajima e Mayu Watanabe. Elas debutaram em 28 de janeiro com o single “Hatsukoi Dash / Aoi Mirai” sob o selo da Pony Canyon, que por sinal vendeu razoavelmente bem, ficando na décima posição do oricon semanal.

Seu terceiro single do ano, “Kanpeki Gu~none” teve uma ótima vendagem também, ficando na sétima posição com 23,272 cópias vendidas em sua primeira semana. A faixa foi usada como tema de encerramento do anime “Fairy Tail” que está fazendo muito sucesso no japão, confira a seguir o clipe (a música é bem bobinha xD).


Naoya Urata é um dos membros do grupo AAA, e com seus 27 anos de idade, ele seria integrante mais velho do grupo, e em 28 de janeiro deste ano, Naoya resolveu lançar seu primeiro álbum solo, intitulado “TURN OVER”. O álbum possui 12 faixas no total e a música Baby Bang! feat.SPHERE foi usada para promover o álbum.

Gosto muito do AAA, mas infelizmente achei a faixa Baby Bang! feat.SPHERE muito ruim, pra mim não tem nada ver com o Naoya Urata esse estilo de música de rapper americanizado, quem quiser ver e escutar, ta ai.


Ayumi Sakai é uma cantora pop/R&B da EMI Music Japan de 26 anos, ela é bonita, cheirosa e ótima cantora na minha opinião. Seu primeiro single debut foi “Kanashimi wo Itoshisa de” em fevereiro deste ano, ficou em 77# do oricon (flop). Ayumi mostra que mesmo flopando continua bem animada, já que a cantora lançou mais três singles “Yokogao”, “STRONG BODY” (Ayumi Sakai×twenty4-7) e “KONAYUKI”.

Mesmo com sua boa aparência, Ayumi Sakai mal consegue vender mais 3 mil cópias. Com 4 singles lançados este ano, vamos ver se em 2010 ela se dá bem e lançe seu primeiro álbum. Posso dizer que gostei da Ayumi Sakai, escutem o último single da cantora “KONAYUKI”.


Yusuke Kamiji é um ator e cantor que debutou com o single “Himawari” em março deste ano, esse que fez um enorme sucesso, vendendo aproximadamente 350 mil cópias, ficando entre os cinco singles mais vendidos do primeiro semestre de 2009, segundo os charts do oricon.

O segundo single do cantor foi o triple a-side “Tanpopo / Kaizokusen / Sono Kobushi”, que vendeu 176 mil cópias na primeira semana, liderando no rank semanal do oricon. Seu terceiro single “Ichou” também não fez feio e conseguir ficar no top10 durante duas semanas seguidas, 2# e 9# posição respectivamente.

No dia 16 de dezembro, Yusuke lançou seu primeiro álbum “Ano.. Konnan Dekimashita Kedo.”, vendendo 167,499 cópias na primeira semana, ficando na 2º posição do oricon semanal.

O enorme sucesso de suas vendas também vem pelo fato de Yusuke ser ex-jogador de baseball, ser ator (ele que fez muitos filmes e doramas em sua carreira). Ele também tem um blog muito famoso, que inclusive entrou no Guiness Book por receber mais de 230 mil visitantes em apenas um dia (12/abril/2008). Ele que ganhou o prêmio de artista revelação do ano no FNS Kayousai 2009.

Fiquem com seu mais novo clipe “Hane” de seu novo álbum “Ano.. Konnan Dekimashita Kedo.”.


Mari Yaguchi, famosa ex-integrante do Hello! Project e da segunda geração do grupo feminino idol Morning Musume, e também de outros grupos como o Tanpopo e Minimoni, decidiu lançar um single solo fora do H!P no dia 25 de março deste ano, intitulado “Seishun Boku / Seishun Ore”.

Achei o single debut muito ruim, não curti nem um pouco a música, muito menos o PV que é lamentável na minha opinião, nota 1/5.Vamos ver se 2010 será um ano melhor para ela, confira o PV de “Seishun Boku”.


Meisa Kuroki é uma jovem de apenas 21 anos que é conhecida no Japão como modelo e também pelos seus trabalhos como atriz, ela que já fez muitos filmes, doramas, comerciais, etc. O interessante é que o pai dela é brasileiro! O debut dela foi em abril deste ano, com o mini-álbum “hellcat”, já escutei esse álbum e posso dizer que tem músicas legais, ele vendeu bem até com 11,048 cópias, ficando na 9# posição no oricon semanal.

Depois foi a vez de Meisa Kuroki lançar seu primeiro single “SHOCK -Unmei-“, gostei bastante da música mas confesso que o single infelizmente flopou na sua estreia, ficando na 25# posição com 3,458 cópias vendidas, confiram o PV de “SHOCK -Unmei-“.


Sphere é um grupo feminino formado por quatro seiyuus (dubladoras) Haruka Tomatsu (conhecida por interpretar Nagi em Kannagi), Minako Kotobuki, Ayahi Takagaki e Aki Toyosaki (conhecida por interpretar Yui em K-ON!). Até o momento, o quarteto feminino lançou três singles, sendo o primeiro em 22 de abril, intitulado “Future Stream”, seguido de “Super Noisy Nova” e “Kaze wo Atsumete / Brave my heart”.

O interessante é que elas estão conseguindo vender mais a cada novo single lançado, seu primeiro álbum “A.T.M.O.S.P.H.E.R.E” foi lançado recentemente em 23 de dezembro, vamos ver se elas se darão bem com o novo álbum. As músicas do Sphere são bem bobinhas mesmo, fiquem com o novo PV delas “A.T.M.O.S.P.H.E.R.E”.


Guardians 4 é uma unit (sub-grupo) feminino idol de pop produzido pelo Up-Front Agency (UFA), distribuido pelo selo da gravadora Pony Canyon, e parte do Hello! Project. O grupo feminino é formado por quatro garotas de outros famosos grupos idols da Hello! Project. Elas normalmente faz músicas para a série de anime Shugo Chara.

Membros

  • Mitsui Aika  (Morning Musume)
  • Kumai Yurina (Berryz Kobo)
  • Sugaya Risako (Berryz Kobo)
  • Nakajima Saki  (°C-ute)

O primeiro single debut das Guardians 4 foi “Omakase?Guardian”, lançado em 27 de maio deste ano e ficou na 18# posição do oricon semanal, até que não foi ruim. Elas também lançaram mais dois singles: “School Days” e “PARTY TIME / Watashi no Tamago”. O Guardians 4 irão começar 2010 com o lançamento do single “Going On!” para o dia 27 de janeiro.

Guardians 4 – Omakase?Guardian


HIMEKA, cujo nome real é Catherine St-Onge, é nascida no Canadá e é descendente de franceses e, antes de debutar profissionalmente, ela cantava covers de músicas de animes e colocava no Youtube. Seu interesse pela cultura japonesa veio quando tinha apenas 15 anos, depois que assistiu a um episódio do anime “Sailor Moon”.

Em 2008, HIMEKA foi a vencedora do “Animax Anison Grand Prix” (uma competição para cantar músicas de animes), com isso ela teve a chance de fazer seu major debut pela Sony Music Japan, com o single “Asu e no Kizuna”, na qual foi lançado em 27 de maio deste ano, o single vendeu cerca de 10 mil cópias no total. HIMEKA é dona de uma voz muito bonita e recomendo escutarem seu recente single “Hatenaki Michi” (o segundo single dela).


S/mileage é um grupo feminino pop produzido pela UFA (Up-Front Agency) e parte da Hello! Project. O grupo é formado apenas pelas Hello! Pro Egg: Ayaka Wada, Yuuka Maeda, Kanon Fukuda e Saki Ogawa. Elas que atuam como dançarinas nas performances da cantora solo Erina Mano.

No momento, o S/mileage lançou três singles indies: o primeiro em 07 de junho,“aMa no Jaku”, seguido de “Asu wa Date na no ni, Ima Sugu Koe ga Kikitai” e “Suki-chan”. 2010 parece ser um ano muito bom para elas, já que o tio Tsunku, o poderoso chefão da Hello! Project, anunciou que as meninas irão fazer seu major debut no ano que vem, provalvelmente será no primeiro trimestre de 2010. Fiquem com o primeiro single indie do S/mileage “aMa no Jaku”.


Assim como Mari Yaguchi, Ai Kago, também conhecida como Aibon, fez parte do Hello!Project e da quarta geração do Morning Musume, ela também optou por uma carreira solo, e seu primeiro flop, ops, single, foi lançado em 24 de junho deste ano com o nome esquisito de “no hesitAtIon”.

Parece que o single flopou, ficando na 52# no oricon com 1,757 cópias vendidas. Eu já tinha ouvido o single e comentado um pouco sobre ele anteriormente aqui no blog, e ainda não mudo minha opinião, achei ele muito ruim, o clipe também é fraco. Ainda não há notícias de algum novo lançamento de Ai Kago para 2010, mas por enquanto fiquem ai com “no hesitAtIon”.


JASMINE é uma cantora pop/R&B de apenas 20 anos e com seu cabelo cor-de-rosa, foi colocada em destaque entre a mídia japonesa após o lançamento de seu single de estreia “SAD TO SAY” em junho, permanecendo no ranking Oricon por várias semanas, o single ficou na 10# posição na primeira semana e vendeu aproximadamente 30 mil cópias no total.

A cantora também atingiu o topo do ranking de downloads da versão digital de seu single e essa foi a primeira vez que um artista conseguiu tal façanha antes mesmo de sua estreia oficial. O mais espantoso é que ela nem sequer foi beneficiada da popularidade de programas de tv ou comerciais, e o marketing de sua estreia foi pequeno, limitando-se à participações em programas de rádio e divulgação online. Ela inclusive foi comparada a famosa cantora Utada Hikaru, apesar de eu não ter achado nada ver o estilo da JASMINE com o da Utada. Enfim, confiram o PV de “SAD TO SAY”.

jasmine-promo

JASMINE que que tinha um visual com cabelo cor-de-rosa, resolveu mudar para um visual mais verde. O sucesso que a cantora teve com “SAD TO SAY” não foi o mesmo com seu segundo single “NO MORE”, lançado em 28 de outubro, ficou na 15# posição do oricon semanal com 5,287 cópias vendidas na primeira semana. Apesar do single não ter feito o mesmo sucesso do primeiro, achei “NO MORE” uma música ótima e recomendo a todos.

JASMINE – NO MORE


Yuka Kagiyama era a nova cantora que a Avex Trax estava promovendo em seu site, uma das grandes apostas da Avex e segundo a própria companhia, Yuka é uma cantora de rock muito bonita e sexy (concordo ^^). Yuka Kagiyama estreiou com seu primeiro single “Love Player”, no dia 24 de junho, a faixa foi usada como tema principal do dorama “LOVE GAME” que teve sua estreia no dia 28 de maio.

Essa foi uma das cantoras estreiantes que eu mais gostei esse ano, pra mim ela canta bem, tem voz boa, é bonita, mas infelizmente Yuka Kagiyama não se deu bem em sua estreia, não sei exatamente em que posição ela ficou no oricon semanal, mas pelo que vi nem no top30 ela conseguiu, ou seja, flopou.

Desde seu primeiro single debut, não há informações de algum novo lançamento da cantora, confesso que me decepcionei com isso. O clipe de “Love Player” ficou muito bem feito na minha opinião, adorei ver os zumbis e o estilo de Lara Croft da Yuka Kagiyama no final, para quem não viu, recomendo assistirem.

Yuka Kagiyama – Love Player


Nakayama Yuma w/B.I.Shadow é um novo grupo da Johnny’s Entertainment deste ano, ele seria uma unit formada pelos juniors da agência B.I.Shadow. Nakayama Yuma, jovem garoto de apenas 15 anos, se destacou por ser um dos primeiros membros da agência a ser protagonista de um dorama estando ainda no cargo de JR e com pouquíssimo tempo na JE.

O single debut do grupo foi a double a-side “Akuma na Koi / NYC”, lançada em 15 de julho deste ano, a faixa NYC foi feita pela unit temporária NYC BOYS que é composta por Nakayama Yuma, Ryosuke Yamada e Yuri Chinen do Hey Say Jump e o resto do grupo B.I. Shadow. A outra a-side do single, “Akuma na Koi”, foi feita especialmente para o dorama Koishite Akuma estrelado pelo líder do grupo.

O single “Akuma na Koi / NYC” fez um enorme sucesso em sua estreia, vendendo 175,788 cópias na primeira semana, garantindo a 1º colocação nos charts da oricon. Eles que também se apresentaram no Music Station para promover o single. Fiquem com “Akuma na Koi”.


Outra artista solo que debutou esse ano foi a cantora Miray, cujo nome verdadeiro é Miu Kaneko e faz parte da Avex Trax juntamente com a sua gravadora Rhythm Zone.

De acordo com seu  perfil postado em seu site oficial, Miray estudou ballet clássico a partir dos 3 anos e colaborou no álbum SUMMER FOR LIFE do HOTTIE CAT, de acordo com alguns dados de seu perfil, ela gosta de ritmos de reggae, pop, R & B, Africano, etc …, porém sua estréia mostra totalmente o oposto.

Seu primeiro mini-album debut, intitulado “Jump Pump”, foi lançado no dia 29 de julho desse ano. O primeiro lançamento da Miray não foi muito bem, ficando na 258# posição (flop). Ela bem que tentou mais uma vez, lançando o segundo mini-álbum “Foreplay” no dia 25 de novembro, que por sinal foi mais um lançamento flopado da cantora que passou longe do top30 do oricon semanal.

Confira o PV de “Jump Pump” da Miray, a música é bem agitada, ela mostra um estilo Ivete japonesa!

Miray – Jump Pump


Juliet é um grupo pop formado em 2009 por três jovens modelos: Hami, Maiko e Yumi. Elas debutaram em agosto deste ano sob o selo da Universal Music Japan com o single “Natsu Love ( Summer Love)”, com a colaboração da modelo japonesa Jun Komori. O single em questão fez muito sucesso no chaku-uta do recochoku, liderando no rank, já no oricon semanal, o single ocupou a 24º posição.

Elas que também lançaram o single “Fuyu Love” em outubro e venderam razoavelmente, ficando na 15º posição. No mês seguinte, no dia 04 de novembro, o primeiro álbum das Juliet, intitulado “Love”, conseguiu a décima posição no ranking semanl do oricon, acumulando cerca de 11,582 cópias vendidas. Confira a seguir o single debut “Natsu Love” das Juliet, na qual recomendo bastante.

Então é isso ae pessoal, espero que tenham gostado e não enjoado do longo post sobre os debuts de 2009, vamos ver se em 2010 aparecerá  muitos outros novos artistas decentes e talentosos.

Fonte: JpopStop, Wikipedia, Kurayami Monogatari

Créditos: Jstation

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. Renan permalink
    dezembro 27, 2009 4:51 am

    Ótimo post!!!
    Nossa, quanta gente!! Tem uns ai que eu nunca ouvi falar o.O
    A que eu mais gosto é a Ayumi Sakai!\fã
    KONAYUKI e STRONG BODY são ótimas …

    Teve o Hilcrhyme esse ano tmb!!! ^^ \fã2

  2. dezembro 28, 2009 9:14 am

    toh bem off em jpop, enton o post serviu bastante…soh conhecia um ai, o Naoya xD~
    nenhum mi impolgou muito, tirando o naoya *-*
    mas Ayaka Ikio, Jasmine e miray, axei as mais legauzinhas xD
    jump jump da miray lembra sunshine do AAA… a musik eh boa, si fosse a koda/etc cantando teria feito sucezin xD~

  3. Gui permalink
    dezembro 28, 2009 10:17 am

    Tmb adorei o post !! Aguns nem conhecia, só o tempo q dirá se eles se tornaram megastars XD /Pq até agoram nenhum deles fugiu do convencional e me empolgou e talz, gosto do Nao, e um pouco do Yusuke.

  4. marcello permalink
    dezembro 28, 2009 10:18 am

    de todas a melhor é Meisa Kuroki
    espero que o novo albúm fique em bom lugar no oricon

  5. dezembro 28, 2009 2:09 pm

    muito bom e didático seu post

    minha opinião sobre os artistas:

    ->Ayaka Ikio – nao conhecia, nao vi nada demais
    ->Watarirouka Hashiritai – lembro de ter visto na oricon, mas só escutei agora , não curti XP
    ->Naoya Urata – adoro AAA nao odiei ele solo, o clipe dele com a tinta azul foi nojento 😛
    ->Ayumi Sakai – apesar de ser uma cantora random gostei muito
    ->Yusuke Kamiji – preferia ele no shuchishin, curto pouco
    ->Mari Yaguchi – sou fã dela pelo carisma e por ser a eterna pintora de rodapé
    ->Meisa Kuroki – Muito gostosa, merece rebolar muito em 2010
    ->Sphere – tb nao conhecia, legal saber que as seiyuus de k-on tem um grupo ^^, mas nao curti a música
    ->Guardians 4 – não gosto 😦
    ->Ai Kago – não gosto dela, a vagaba mereceu levar kick do H!P e por mim vai desistir da música e continuar lançando photobook pornô
    ->Jasmine – simplesmente “A” revelação de 2009, músicas totalmente viciantes e muita originalidade
    ->Yuka Kagiyama – mais uma gostosa photoshopada, adoro esse clipe não canso de assistir, adoro filmes de zumbis
    ->Nakayama Yuma w/B.I.Shadow – preciso comentar algo disso ?
    ->Miray – IVETE \o/
    ->Juliet – curti muito essa música que vc postou

    faltou hilycryme O.o curti muito é muito bom o som deles

    Adorei seu post Higa, pude conhecer muita coisa que passou despercebida por mim durante o ano (por eu só olhar o top30 da oricon)

  6. ~eriika permalink
    dezembro 29, 2009 12:12 am

    Oxe õ_O
    Essa Jasmine me lembrou a Lady Gaga xD

  7. Edilson-san permalink
    janeiro 5, 2010 9:07 am

    Ela(Miray) deveria escolher mais um pop, assim coseguiria um pouco de sucesso a mais. Gosto dela demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: