Skip to content

Dossiê J :Tutorial de jmusic Be-a-bá para Noobz!

novembro 29, 2009
by

Olá pessoal

Atendendo a pedidos vim aqui entregar os peixes pra vocês, por que todo mundo nesse meio do entretenimento não quer ensinar a pescar e ficam trancando as coisas pra si mesmos. Logo um post de apresentação-hiper-básico sairá dos nossos arquivos.

Lembrando que vou dar um overall pela música japonesa, posso falar mal exatamente do que você gosta, então se você é um chato, um fanboy sem vida ou uma pessoa sem o menor senso de humor pare de ler aqui. (Estou avisando) .

Pra começar é impossível transpor tudo que envolve a jmusic ou seu histórico em um único post sem ser super-hiper-mega massante e chato; tendo isso em vista fazemos um pequenino resumo do essencial pra alguém ter noção sobre algumas coisas no mundo musical japonês. Iremos praticamente pôr comidinha na sua boca, olha o aviãozinho hein !

tah gotoso tah

Caso não saibam, eu já fiz um dicionário de jmusic onde você vai encontrar informações sobre os principais termos pra não ficar boiando pelos posts.

Ah! Retirando a ficha dos nossos arquivos vamos falar da personalidade da vez, que não é nenhum artista e sim o público-alvo desse post

Gente o pessoal aqui do Jstation ama os Noobs, vários membros da equipe eram quando entraram pra equipe e outros continuam sendo. Achamos bem escroto o que acontece em alguns lugares onde as pessoas que não sabem tanto são excluídas dos papos ou ignoradas, aqui somos bonzinhos e vamos ensinar pra vocês como o treco funciona.

Receita para identificar/ achar Noobs de Jmusic

1- Faça uma área num fórum de downloads onde só que pode acessar quem tem 1.000.000 de posts, assim várias opiniões relevantes  e discussões hiper construtivas vão aparecer.

2-Pergunte pra alguma fã de Arashi, News, Kat-tun, etc se ela sabe o que é johnny’s. Se a resposta não for um sim imediato = NOOB!! 

3-Pergunte pra alguém que diz curtir muito música japonesa quais são suas músicas preferidas. Se a resposta conter apenas animesongs e a pessoa se referir a música como “ahh o octogésimo encerramento do Naruto sabe?”

4-Se você vir algum fanboy que não aceita a realidade dos fatos apenas por seu bias louco por seus artistas favoritos e sai por aí falando exatamente o contrário do que todo mundo sabe/ pensa querendo mostrar que sabe tudo de tudo.

5-Pessoa que está começando a se interessar mas comete certos deslizes nas suas opiniões, não conhece os apelidos dos artistas e nem entende as piadas.

Enfim, um breve histórico da jmusic, o Japão sempre foi super influenciado por diversas coisas, que não são necessariamente americanas por motivos históricos, uma característica japonesa de todas as mídias é aglutinar tudo que vê pela frente e não ter medo de misturar coisas, o resultado disso nos anos 70 e 80 é que a música japonesa era muito brega e com algumas ressalvas, pouca coisa valia a pena se  analisarmos do que é bom de jpop hoje. O fato de cantar frases das músicas em inglês não é puxa saquismo apenas do Japão, países como Coréia, Taiwan, Vietnã e Filipinas sempre fizeram isso, a principal desculpa é que as frases em inglês encaixam melhor na melodia das músicas. O resultado disso era uma sucessão de grupos vergonha alheia e coisas bregas como vocês podem ver aqui, dessa época pouca coisa resiste até hoje, SMAP e Mr. Children são alguns dos poucos exemplos de artistas que fazem sucesso desde essa época.

Mas aos poucos vemos a música japonesa seguir um rítmo mais pop, e tendências latinas, árabes, de países asiáticos e etc, se mostrando realmente num mercado musical completo. Agora vamos explicar quais são as principais fanbases atuais da jmusic.

CANTORAS

Enfim as cantoras são um dos principais diferenciais do mercado japonês, existem diversas artistas debutando todos os anos no Japão, podemos dividir em duas classes: Divas e flopadas. Enquanto as Divas tem enormes fanbases (Ayumi, Koda, Namie, BoA e Utada) cheios de fãs que babam o ovo delas, as flopadas, coitadas, não tem fanbase, nem dinheiro nem glamour e são obrigadas a fazerem clipes pobres com tela branca e cromaqui como vocês já devem ter visto  . Com o passar dos anos esse gênero de artista foi explorado ao máximo e algumas cantoras se tornaram divas. Há alguns anos atrás houve uma queda brutal nas vendas de modo que é muito difícil uma cantora estreante pegar um top10 na oricon de singles. Koda, que passou dois anos seguidos sendo a artista mais lucrável, falou uma noobice das mulheres e seus líquidos amnióticos e desde então suas vendas nunca mais foram as mesmas; Namie, “a poderosa”, faz o que quer na hora que quer com quem quiser e pode, pode, pode tudo, resolveu ter uma carreira mais relax sem tantas promoções e periodicidade em singles; BoA viu que já tinha conquistado tudo que podia no Japão e decidiu se jogar na flopante e britnoresca carreira americana; Utada continua na utopia de querer fazer sucesso nos EUA mesmo estando no topo no Japão, mesmo assim ela  conseguiu vender menos que a BoA; e a Ayumi é Ayumi e por mais que venda cada vez menos continua sendo nosso mascote soberano do jpop.

sou poderosa meninës

O futuro pras outras cantoras é muito incerto, muitas conseguem sucesso pra depois floparem até a lama. Ayaka teve 3 anos hiper dignos de carreira mas ficou dodói,  Hitomi Shimatani foi completamente ownada pela Avex e pelo Japão e deve ficar pra titia, YUI disparou no mercado com um estilo bem singular, Mika Nakashima invadiu nosso planeta e vira e mexe canta umas baladas emo, Otsuka Ai vem decaindo sempre com aquele sorriso no rosto e Nana Mizuki vem conquistado a supremacia nesse espaço animedivas. Diversas estreantes vem aparecendo e desaparecendo, destaque pra MiChi (flop), Kana Nishino , JUJU (ex-flop e futuro flop) e Jasmine (flop).

Hello! Project e girl groups

Enfim, pra ser bastante sucinto, girlband no Japão é quase sempre igual a coisas de vergonha alheia e coisinhas kawai pra otakus. O mais representativo é o grupo Hello! Project, criado pelo ex-vocalista de uma banda de jrock, Tsunku, que faz parte da agência Up-Front Agency.

Foi criada a princípio apenas com o Morning Musume, e alguns anos depois diversas units (grupos derivados de artistas da agência) apareceram e acabaram, hoje além do momusu  temos o Berryz Koubou, o ºC-ute, umas quatro pirralhas lá e uma solista boring. Com o passar dos anos o Morning Musume acumulou membros e alcançou um número de vendas que nenhum grupo feminino asiático jamais conseguiu e jamais conseguirá. Ah só um detalhe, esse tipo de idol não pode aparecer se pegando por aí porque se não leva kick da agência como já aconteceu várias vezes, todas tem que ser BV’s e fingirem que só vão dar a perereca depois que sairem dos grupos  . Só pra mencionar não vou me aprofundar em nenhum grupo porque todos merecem um dossiê J só pra eles.

Assim, o Morning Musume foi perdendo sua característica kawaii e foi virando um grupo mais ”teen” , enquanto isso o Berryz e o ºC-ute foram criados para saciar a sede por pedofilia dos fãs do H!P, sim os fãs do Hello!Project , chamados de wotas, são em suma homens adultos (…), mas tambem fazem parte dos fãs desse tipo de grupo gays, menininhas e marmanjos… vai lá saber…

Reina é praticamente a evangélica do grupo

Atualmente o Morning Musume está com uma média de idade bem alta e as músicas estão cada vez mais apelando pra sensualidade, enquanto os outros grupos continuam existindo, mas tudo isso está perdendo espaço pras AKB48!!!! Sim, um gordo tarado teve a idéia de reviver um antigo grupo de idols surubento de 48 meninas e sinceramente acho que elas são um grupo para hardfãs, porque acho que só de acompanhar tudo que elas fazem faz a pessoa simplesmente não ter tempo pra nada, é concert, clipe, photobook e aparição em revista o tempo todo, enfim elas estão no topo atualmente deixando o Hello! Project comendo poeira  .

Outros grupos femininos atuais são o trio de meninas-robô Perfume e o quarteto que retornou das cinzas SPEED, acho que foi o suficiente.

CANTORES

Então pode se dizer que é difícil um cantor solo ir bem no Japão. Em suma não se pode dizer algo sobre o gênero como um todo,  pois alguns fazem sucesso e outros não, alguns são velhos que cantam enka e outros são novas apostas que não costumam dar certo. Pra citar alguns nomes de sucesso, temos Ken Hirai, Daichi Miura, Shimizu Shota,  Fukuyama Masaharu, Ken Hirai, JAY´ED, Yuusuke Kamiji e Takeshi “ultraman” Tsuruno. Yusuke e Ultraman estão com muito sucesso por causado trio Shuchishin que rolou em 2008 e deixou a popularidade deles lá em cima.

estou te seduzindo

Rap – Hip-rop, Reggae e etc

Enfim outro ritmo bem legal que o Japão curte imitar dos americanos, destaque pra grupos como Shonan no kaze, Rip Slyme, m-flo e um destaque princilpamente pra tentativa super flopada de sucesso nos EUA dos Teriyaki Boyz que deram a sorte da franquia de filmes “Velozes e Furiozes” achar legal o drift japonês e resolveram chamá-los pra cantar “Tokyo Drift”, mas o sucesso subiu pela cabeça e eles ousaram a pensar em focar numa carreira americana e nem sei no que isso deu (óbvio que flop né) mas o gordinho do grupo, WISE, vira e mexe volta pro Japão e fez um single solo e um em collab com a Kana Nishino . Ah, ano passado brotou do nada uma dupla de rappers chamados Spontania e fizeram dois singles em colaborações super famosas  com a JUJU e Yuna Ito . Enfim, o gênero não tem fanbase fixa e às vezes faz lançamentos apagados, mas de vez em quando fazem um grande sucesso quando tem um bom tie-in ou uma boa colaboração.

nem fui eu que fiz isso XD

Poprock

Agora chegou a parte que eu adoro, acho que boa parte das pessoas começam na jmusic pelo poprock, sendo mais específico pelas animesongs que nas produções shounen sempre tem uma música do gênero na trilha sonora, mas pra quem não sabe, não só de L’arc~en~ciel, FLOW, ORANGE RANGE, HIGH and MIGHTY COLOR, UVERworld e Asian Kung Fu Generation vive esse gênero, temos ótimas bandas debutando todo o ano e como destaque posso citar Flumpool, SCANDAL e BREAKERZ, dentre muitas outras que a gente vai ter a chance de falar aqui com mais calma. Detalhe pros ótimos e animadíssimos PV’s que essas bandas costumam ter.

Visual-kei

Agora vou escrever sobre o ilustre visual gei kei, estilo que começou nos anos 80, quando os japas cabeludos queriam copiar o movimento glam rock dos americanos e poder  se travestir endoidecidamente  . Logo veio a banda X-Japan que foi um grande estouro de popularidade e vendas, mas nesse mundo de sexo, drogas, pederastia, rituais satânicos e rock and roll, nem tudo são flores (quer dizer, nem era pra ser mesmo né). O gênero se banalizou, todo mundo queria imitar as bandas da época deixar o cabelo escalafobético, misturar as roupas da irmã com a da tataravó, se maquiar que nem uma drag queen e se jogar no jrock e, com isso, o jrock ganhou uma característica bem underground.

As bandas hoje em dia não tem o mesmo sucesso de vendas de antes no Japão, mas elas ainda tem um grande apelo  por todo o mundo pelos wannabes de “só eu escuto isso”. Com essa migrada pro underground o visual kei ganhou várias vertentes como o shiro  kei (bandas que comemoram o ano novo 365 dias por ano) , oshare kei (bandas que não tem medo se serem vergonha alheia), o eruguro kei (bandas que acham bonito ser feio) dentre várias outros que incluem bandas que vomitam e cospem sangue no palco e afins.

onde esta o Gackt nessa foto?

Enka

ah que legal

Gente vamos ser sinceros o post esta enorme e tá cansando já, não tá?  Então vou ser rápido agora. Enka é o estilo tradicional de música japonesa pros titios e titias japonesas, ultimamente tem aparecido umas tentativas de fazerem o enka ser atraente pros jovens, mas como não existem cantoras gostosas que cantam peladas, isso não acontece, mas existem cantores famosos no momento como Kiyoshi ‘boring’ Hikawa e JERO \O/ NEGÃO.

Johnny´s

Johnny’s são jovens que decidem se vender para uma agência de um velho pedófilo e tentar a vida como “artistas”. A princípio eles são os “Jrs” e ficam dançando pros grupos de verdade. Dentro desse amontoado eles são divididos em grupos, uns fracassam e nunca conseguem debutar e outros debutam quando estão com muita popularidade e lucram, tem tudo que querem: dinheiro , fama, homens e sucesso. Óbvio que tudo isso deveria ser momentâneo, mas no Japão não é.

Os Johnny’s no momento dominam tudo: Filmes, series, revistas, hotdogs outdoors, Tv paga, teatro, tudo , tudo, tudo. O resultado disso é o sucesso instantâneo em tudo aquilo que eles se metem a vender e desde 1988 todos os johnny’s que debutaram nunca deixaram de ser bem sucedidos. Enfim, tudo que eles lançam tem altíssima probabilidade de pegar 1º lugar na oricon. Em compensação, eles nunca podem ser vistos fazendo coisas “ilegais” se não podem ficar na geladeira ou levar um pé na bunda da agência. Como é de se esperar, em hipótese alguma eles podem assumir um namoro sem que sejam odiados por sua agência ou que seu affair seja alvo de ódio e ameaças de morte. Exemplo de Johnny’s  são: Arashi, KAT-TUN, NEWS, Kanjani8, Hey! Say! JUMP, NYw/B.I.S, KinKi Kids, V6,  Tackey & Tsubasa e SMAP.

Algo muito interessante é que cada grupo tem uma característica e atende a um público-alvo em especial, fazendo as coisas de um modo diferente, mas isso posso explicar em outros dossiês. Por fim vou mostrar alguns gifs que garantem a masculinidade desses rapazes  .


ai xupar é tão bom
sol diçimulada bee

OBS: Existem casos de Johnny’s que não servem pra música que não debutam, mas nem por isso são tão inúteis (cof Ikuma Toma cof). Quem diria que esse ai é johnny hein ? 

Pessoal, espero que tenham gostado e que se sintam menos NOOB’s agora, vocês já conhecem praticamente todos os grupos que compõe a jmusic \o/ . Lembrando que comentários alimentam minha perversidade e me fazem querer escrever mais dossiês e falta de comentários vai me fazer ir pro meu canto escuro pentear minha franja enquanto escuto Fresno e nunca mais postarei fikdik   .

Se você é um fanboy/fangirl chato e quer me xingar,  guarde seu desgosto pra você ok.

Anúncios
24 Comentários leave one →
  1. sasukerk permalink
    novembro 29, 2009 2:26 pm

    Curti o yamapi, dando um tapinha na macaca ^^
    E muito bom o post,um over legal pra quem n manja(e pra quem manja rir um pouco ne).Estarei esperando o proximo.

  2. novembro 29, 2009 2:47 pm

    AprovadíssimO! kkkk.. Nunca dei tanta risada, hEIAHeiAHEAHeuiha xD

  3. Tom permalink
    novembro 29, 2009 3:54 pm

    acho que isso não está certo ou eu não tenho senso de humor tão aguçado assim, talvez por não gostar o bastante pra conhecer esses cantores ai mais a fundo que foi falado, pelo menos os gifs estão legais… D: pronto acabei com minha bocialidade…

  4. novembro 30, 2009 1:26 am

    nunca ri tanto de um post sobre JMusic AHUEHAUEAUEHAUHEUAEHUAE. + kd Stephanie Diva-flop do outro post ?

  5. ~eriika permalink
    novembro 30, 2009 4:56 am

    gauhUagsuHauhzuHauzh ri

  6. ~eriika permalink
    novembro 30, 2009 4:59 am

    Hilário XD
    e eu pior q tudo oq vc disse na “receita para identificar noobs” é vdd XD
    Ri mto 😀

  7. Ahura Mazda permalink
    novembro 30, 2009 6:01 am

    Gostei 😀 Agora não vou mais ser uma múmia durante podcasts (espero).

  8. Marina permalink
    novembro 30, 2009 6:21 am

    HSUHAUSHUAHSUHUAHSUHAUSHUAHUSH’
    adorei a parte dos Johnny’s XD
    É o que eu mais conheço de j-music, então ADOREI!
    Eu amo johnny’s ❤ Mas amo quando tiram sarro deles tbm 8D
    Quero dossiê de todos os grupos da JE \o/
    Eu vou amar horrores ;D -S

    • novembro 30, 2009 8:18 am

      um dossiê de todos os grupos da Johnny’s = escrever o basicão, e depois falar pra qual público-alvo cada banda é xD

  9. Chinguilim permalink
    novembro 30, 2009 7:33 am

    euri

  10. Rubens permalink
    novembro 30, 2009 10:25 am

    Ótimo post.
    Muito engraçado e beeeeem abrangente. Falou de tudo que realmente importa na Jmusic.
    Parabéns.
    Gostaria de ver os post’s individuais de cada um destes sub-grupos, principalmente Hello! Project e Ayumi/Koda/Utada.

    • diane permalink
      dezembro 21, 2009 9:01 am

      concordo plenamente!!!!
      tem que ter post individuais
      imagina escrever sobre: ayumi e Amuro-chan
      e koda entao
      nao vai faltar assuntos e piadas
      principamente BOA que esta mais sapata a cada single

      desculpe os FÃS

  11. novembro 30, 2009 11:57 am

    e antes que eu me esqueça, uma solista boring no Hello! Project ? Mano Erina, sem dúvida aheuaheuaheuahuehau

    • sasukerk permalink
      novembro 30, 2009 12:02 pm

      Quem mais seria ? ainda com essa historia dela viajar pra Machu Pichu.Q ela tem kawaii tem de chatinha ^^(pelo pra mim)

  12. novembro 30, 2009 1:19 pm

    Mas um post excelente eheh, realmente pra quem não conhece os artistas mencionados acima não chega a ter tanta graça pra quem já conhece ^^.

    Adorei os comentários sobre eles, “trio de meninas robô” (Perfume) huauhaahua. Concordo plenamente que a Koharu vai voltar pro barraco hehehe.

    Confesso que ainda sou noob em certas partes de J-music, pois não conhecia essas categorias de visual-kei haha.

  13. Raphael R.Sabará permalink
    novembro 30, 2009 4:05 pm

    HAUAHUAHAUHAUAH!! Muito bom Ryo!!!

    PS: alguem viu o olhar “69” da Tanaka?? Parece o cramunhão vestida de japa… hehehehhee!!!

  14. Renan permalink
    dezembro 1, 2009 1:52 am

    hhuahuahu…
    Ri muito aqui! O “trio das meninas robô” foi ótimo!
    Tudo que você falou é vdd! rsrs
    Estarei esperando o próximo [2] … e tenho medo do que possa vir xD

  15. Lyn permalink
    dezembro 2, 2009 2:55 pm

    MAAAANO gostar de algum Johnny’s e nao saber oq eh Johnny’s éeee….f…fogo UADHUADS

    apooosto q láa vc pois o NYWBIS pensaando eem mim neéeah!? *–* /QQ *fã N#1 de B.I.Shadow

    Adoorei esse post :B [aai de vc se vc fizer um falando mal do yuma ó.ó]

  16. Jiyonni permalink
    dezembro 5, 2009 2:17 pm

    muito responsa!… aguardando os próximos

  17. Anderson permalink
    janeiro 2, 2010 6:00 am

    “…temos ótimas bandas debutando todo o ano e como destaque posso citar Flumpool, SCANDAL e BREAKERZ, dentre muitas outras …”

    Como sou fan de SCANDAL nem vou falar nd…

  18. Brunom permalink
    janeiro 15, 2010 12:05 am

    Adorei!!! Muito bom, espero próximos!
    me acabei de rirXD adorei os gifs tbm hauahua

Trackbacks

  1. Tweets that mention Dossiê J :Tutorial de jmusic Be-a-bá para Noobz! « Jstation -- Topsy.com
  2. Dossiê J: É a vez da POLÊMICA, Erika Sawajiri #1 « Jstation
  3. Dossiê J : É brega mas é bom, V6 #01 « Jstation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: